A Ponte Bioceânica, sobre o rio Paraguai, que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (Brasil) teve iniciadas suas obras de colocação dos primeiros tirantes, que darão suporte à pista da futura ligação física, e de montagem do carro avançado que permitirá a construção do tabuleiro.
A Ponte Bioceânica é peça fundamental do Corredor Bioceânico, um projeto audacioso que conectará os oceanos Atlântico (Porto de Santos/Brasil) e Pacífico (Porto de Antofagasta/Chile). O projeto faz parte dos planos da Iniciativa para Integração Regional Sul Americana.
A Ponte Bioceânica terá 632m de comprimento, com torres principais de 130m de altura e um vão central (espaço entre as duas torres por onde passa o canal de navegação do rio) de 350m de largura e mais de 29m de altura para livre navegação.
A Ponte Bioceânica é do tipo estaiada, com seu trecho central composto por um tabuleiro sustentado, em vários pontos de sua extensão, por cabos tensionados fixados nas duas torres de 130m.
Os tensores serão colocados através de macacos especiais, que garantem a tensão necessária e o alongamento necessário.
Atualmente, as obras da Ponte Bioceânica estão focadas nos viadutos de acesso, que estão quase concluídos, e na construção de tabuleiro da ponte, com a concretagem dos trechos iniciais. Deste modo, cabe ressaltar que a obra está mais de 65% concluída.
A Ponte Bioceânica é um projeto financiado pela Itaipu Binacional.
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