Esta ação teve o intuito de fortalecer a relação entre os países e, também, desburocratizar o processo aduaneiro tornando-o mais simples, ágil e econômico. O Mercosul criou,então, as ACIs:
territórios fronteiriços onde o controle aduaneiro de tráfego de cargas e fiscalização são feitos pelos dois países de forma integrada.
O local escolhido para inaugurar esse sistema foi a fronteira entre Jaguarão e Rio Branco!
Com isso os dois países puderam evitar a duplicidade de fiscalização e integrar o sistema aduaneiro de maneira inteligente, favorecendo o comércio e o crescimento da região. Inclusive facilitando o acesso aduaneiro entre o Uruguai e o porto de Pelotas.
Mas a integração não acontece apenas com leis, decretos e normas. Se não houver vontade entre os que estão executando, de facilitar, agilizar e tornar o processo aduaneiro cada vez mais eficiente, mesmo com todas as ferramentas disponíveis nada acontece com êxito.
E é nisso em que trabalha a ES Ramos, em viver o comercio exterior, todos os dias. Dominando os procedimentos e ferramentas necessários para trazer agilidade e eficiência na Assessoria Aduaneira de nossos clientes.
Entre em contato com a nossa equipe pelo: http://www.esramos.com.br/fale-conosco.
Ou através do fone: (53) 3261-2896.