A atividade do Despachante Aduaneiro é bastante complexa, exige conhecimentos multidisciplinares, permanente atualização e contínua busca de novas capacitações.
Do desempenho deste profissional depende a fluidez no trânsito internacional das mercadorias, e consequente movimentação da economia.
São funções do Despachante Aduaneiro:
A profissão de Despachante Aduaneiro existe desde 1850, ano em que o Imperador Pedro II promulgou o primeiro Código Comercial.
Na ocasião eram os caixeiros viajantes, os profissionais responsáveis pelo despacho das mercadorias.
A atuação do Despachante Aduaneiro, como tal, teve início em 1860, com a publicação do Regulamento das Alfândegas e Mesas de Renda.
A partir do Decreto 22104/17.11.1932, tornou-se necessária a nomeação, por parte do Presidente da República, para o cidadão exercer a função de Despachante Aduaneiro.
A profissão de Despachante Aduaneiro passou por diferentes regulamentações desde o período imperial, o que demonstra a importância desta função para a economia.
Por este motivo, em 2006, a Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros instituiu a data de 25/04 como Dia do Despachante Aduaneiro, para homenagear de forma justa, estes colaboradores do desenvolvimento nacional.
ES RAMOS Assessoria Aduaneira Ltda.
Fone: (53) 3261-2896 | esramos.com.br