Com a chegada da família real ao Brasil, em 1808, o cenário econômico do país começou a sofrer alterações.
No dia 28 de janeiro deste ano foi publicado o Decreto de Abertura dos Portos, assinado por Dom João VI, que abria os portos brasileiros para as nações amigas.
Com isso o Brasil passou a exercer uma autonomia inédita até então sobre seu próprio Comércio Exterior.
Com a Abertura dos Portos passou a ser permitido que estrangeiros exportassem produtos como açúcar, algodão e tabaco. A importação também foi estimulada, principalmente a importação de produtos europeus.
Após a assinatura do decreto com as novas regras, muitos portos foram atingidos como Belém, São Luiz, Recife. Isso fez com que a atividade econômica brasileira aumentasse, pois houve a instalação de comerciantes europeus no Brasil e a facilidade em obter produtos europeus mudou alguns hábitos da população.
De lá para cá muita coisa aconteceu, o mundo se globalizou e o Comércio Exterior se tornou de fundamental importância nas relações do Brasil com o mundo.
Atualmente o governo brasileiro investe na automatização dos processos que envolvem importação e exportação com o objetivo de desburocratizar tornando as ações mais ágeis, menos repetitivas e eficientes.
Desburocratizando o setor, o Comércio Exterior agregará muito mais à economia brasileira consolidando se como vetor de fundamental importância para o progresso da sociedade.
A ES Ramos comemora esta data e deseja que o setor cresça sempre proporcionando cada vez mais progresso para o Brasil.
ES RAMOS Assessoria Aduaneira Ltda.
Fone: (53) 3261-2896 | esramos.com.br