Em encontro no dia 09/06, em Los Angeles – EUA, os ministros das Relações Exteriores do Brasil e do Uruguai, selaram um acordo para expansão do fluxo comercial entre os dois países.
O acordo prevê condições para o acesso preferencial de mercadorias produzidas em zonas francas, e áreas aduaneiras especiais, situadas no Uruguai e no Brasil.
Segundo o jornal El País, conforme este acordo, a produção uruguaia, realizada em zonas francas, terá acesso ao mercado brasileiro com tarifas de 0%.
Foi completa a anuência, entre os dois países, que uma redução da Tarifa Externa Comum do Mercosul, contribuirá para aumentar os níveis de competitividade e produtividade. Pois, mesmo quando são consideradas as exceções da Tarifa Externa Comum do Mercosul, as mesmas não suprem as necessidades atuais do bloco.
O Brasil é o 2º destino das exportações uruguaias, e o 1º fornecedor de produtos ao país vizinho. O resultado dos negócios em 2021 foi de US$ 3,8 bilhões, com um crescimento na ordem de 35,2%.
No mesmo encontro, foram discutidos projetos de infraestrutura, e de desenvolvimento sustentável, que beneficiarão os negócios para ambos os países, como:
ES RAMOS Assessoria Aduaneira Ltda.
Fone: (53) 3261-2896 | esramos.com.br