Foram concluídas, no dia 06/12/24, as negociações do Acordo de Parceria entre o Mercosul e a União Europeia.
O fechamento do acordo aconteceu, em Montevidéu/ Uruguai, na 65º Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul após mais de duas décadas de negociações.
Esta deliberação se constitui no maior acordo comercial já concluído pelo Mercosul, tornando-se uma das maiores áreas de livre comércio bilaterais do mundo.
Juntos os blocos reúnem:
O acordo entre o Mercosul e a União Europeia prevê ações que assegurem a preservação de espaço para políticas públicas em compromissos sobre:
O conteúdo do que foi negociado será divulgado em breve. E, apesar da grande expectativa em torno do acordo, o mesmo terá que passar por longo processo de implementação após a assinatura dos líderes, passando pela análise e aprovação do texto do congresso de cada país do Mercosul, pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia.
Conforme nota oficial conjunta, publicada por Estados integrantes do bloco: “À luz do progresso alcançado desde 2023, o Acordo de Parceria entre o Mercosul e a União Europeia está, agora, pronto para revisão legal e tradução. Ambos os blocos estão determinados a conduzir tais compromissos nos próximos meses, com vistas à futura assinatura do acordo.”
Para o Governo Federal do Brasil, este acordo entre o Mercosul e a União Europeia “ abre oportunidades de comércio e investimentos sem comprometer a capacidade para implementação de políticas públicas em ações cruciais como saúde, desenvolvimento industrial e inovação.”
ES RAMOS Assessoria Aduaneira Ltda.
Fone: (53) 3261-2896 | esramos.com.br