Aumento de Imposto de Importação: saiba quais produtos foram taxados!
Aprovado pelo Gecex, em 15/08/23, o aumento de Imposto de Importação de 3 produtos lácteos de 12% para 18%.
O aumento terá validade pelo período de 1 ano.
Foram taxados os seguintes produtos:
O Gecex anulou, no caso de 29 itens de produtos lácteos, uma decisão do governo anterior que reduziu unilateralmente a TEC (Tarifa Externa Comum) em 10%, através da Resolução Gecex nº 353/2022. Deste modo, esses 29 produtos terão imposto de importação variando de 10,8% a 14,4%.
Fazem parte deste grupo de produtos lácteos: iogurte (14,4%); queijo ralado (14,4%) e doce de leite (14,4%).
O Gecex aprovou, também, a elevação de Imposto de Importação de 3,2% para 10,8% de dois tipos de borrachas naturais secas.
Além destas elevações no Imposto de Importação, o Gecex aprovou uma resolução revisando decisão do governo anterior que permitia conceder ex-tarifários (redução de Imposto de Importação) a bens de capital (BK) e de informática (BIT) desde que os fornecedores estrangeiros oferecessem preços e prazos de entrega menores dos que praticados no Brasil.
A explicação fornecida pelo Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, que presidiu a reunião onde houve aprovação da majoração dos tributos, se referindo ao setor lácteo, esta decisão foi baseada na situação delicada porque passa a pecuária de leite no país, com aumento do custo de produção interno. Segundo ele, porta voz do governo, o crescimento significativo das importações vem causando impacto negativo aos produtores nacionais.
“A expectativa é de que as medidas minimizem os impactos negativos desse segmento tão essencial para geração de emprego e renda em nosso país, com forte presença de pequenos produtores de agricultura familiar na quase totalidade dos munícipios brasileiros.” afirmou Márcio Elias Rosa, secretário executivo do MDIC.
ES RAMOS Assessoria Aduaneira Ltda.
Fone: (53) 3261-2896 | esramos.com.br