“O Brasil deve grande parte de sua prosperidade à economia agrícola.” Jucelino Kubitschek.
O Agro, além de produzir nossos alimentos, é responsável por produzir matéria prima para inúmeros insumos usados no nosso dia a dia. Além de que, produzindo cada vez mais, o agro brasileiro conquistou, e segue conquistando, novos mercados, gerando superavists cambiais que libertam a economia brasileira.
O efeito transformador da revolução agrícola dos últimos 40 anos, certamente é fato relevante da história econômica recente do Brasil, e continua abrindo perspectivas para o desenvolvimento do futuro do país.
Em 2020, a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a 27% do PIB brasileiro.
Em 2021, o faturamento do agro superou os 120 bilhões de dólares.
O setor absorve, praticamente, 1 a cada 3 trabalhadores brasileiros.
De janeiro a abril de 2022, a participação do agronegócio no saldo comercial do País foi de grande importância, com o setor representando quase 48% das exportações brasileiras totais, e gerando volume e recursos suficientes para cobrir o déficit comercial dos outros setores da economia.
Com este breve painel verificamos a importância deste setor para economia nacional, e para nossas vidas. E, nada mais justo, do que agradecer e homenagear os responsáveis por este sucesso: parabéns a todos os agricultores do Brasil, muito obrigado!
ES RAMOS Assessoria Aduaneira Ltda.
Fone: (53) 3261-2896 | esramos.com.br