Foi autorizada pelo DNIT o início do projeto para construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão, na divisa entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.
A obra está orçada, inicialmente, em R$ 211 milhões, com um prazo de 2 anos para finalizar após o início da construção. Sendo que é um empreendimento contratado pelo Regime Diferenciado de Contratação integrada (RDCi) que compreende a realização de projeto básico, e a realização de obras e serviços.
Esta obra contemplará uma antiga demanda dos gaúchos, principalmente os do município de Jaguarão.
Os municípios de Jaguarão, no RS, e Rio Branco, no Uruguai, possuem a Ponte Barão de Mauá, que liga as duas cidades desde 1930.
Entretanto, a Ponte Barão de Mauá é uma construção antiga, tombada pelo patrimônio histórico, o que impossibilita a execução de alterações, impedindo que seja feito um alargamento, ou um reforço das vigas de sustentação.
Deste modo, com a construção da nova ponte haverá uma ampliação da capacidade de tráfego entre os 2 países, melhorando a passagem de pessoas e cargas, além de fortalecer o turismo e as relações bilaterais.
A nova ponte contribuirá, também, com
A construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão é uma solicitação antiga das comunidades de Jaguarão/BR e Rio Branco/UY.
O acordo para esta construção foi firmado entre o Brasil e o Uruguai em fevereiro de 2007, em Colônia.
O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em março de 2009, e o Acordo foi promulgado por decreto presidencial em fevereiro de 2013.
Considerando o tempo de demora, a execução do projeto é aguardada com muita expectativa pela população da região.
ES RAMOS Assessoria Aduaneira Ltda.
Fone: (53) 3261-2896 | esramos.com.br